sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Como ser culturalmente desagradável

Convenhamos, todos gostam de ser desgradável. Eu não digo desagradável do tipo que fede ou que não percebe que não deixa ninguém mais falar, mas desagradável do tipo que sabe que está sendo desagradável, que é desagradável de propósito, que gosta de ver no rosto das pessoas a expressão "que pessoa desagradável". Enfim, se você não gosta de ser desagradável, acha esse tipo de intenção desagradável e a repetição da palavra "desagradável" desagradável, enfim, dane-se, o blog é meu. Vamos ao ponto em que quero chegar.

Ser desagradável, sem ser um babaca, é uma arte que... enfim, me expressei mal. Ser desagradável, sendo um babaca, mas ainda pagar uma de superior e alimentar seu ego doente é uma arte. A melhor forma de fazer isso é sendo culturalmente desagradável. Como? Enfim, sabe aquela pessoa que fica te corrigindo em tudo que você fala errado? Pois é, ela não é desagradável, você quem fala errado. Sabe aquela outra que entende de tudo, para todo assunto tem uma aula, e nunca deixa dúvida no ar mesmo que você não a queira respondida? Pois então, essa pessoa é inteligente, não desagradável, e você provavelmente é o tipo de burro que permite a existência de gente assim. E aquela outra pessoa que quando você quer ver um joguinho de futebol e fica arbitrando no lugar do árbitro, 'tecnicando' no lugar do técnico e falando a biografia do jogador? Essa é do tipo estupidamente desagradável, mas não tem nada de 'culturalmente' nisto. Enfim, o que é ser culturalmente desagradável!?

Direto ao ponto. É aquela pessoa que procura ou descobre coisas, realidades científicas ou históricas, que são diferentes do senso comum e empurra o assunto para o que descobriu, fazendo você dizer a coisa errada apenas para te corrigir ou começando uma frase com o "Sabia que...?". Mas a real arte deste tipo de atitude desagradável é a seguinte: jogar para este assunto, induzindo a pessoa ao erro, sem ela perceber que você está sendo um cretino OU pegar alguma pessoa aculturada e um assunto tido como inteligente, mas com alguma pegadinha escondida, e "ensiná-la" o correto, especialmente quando a sua correção é o tipo de detalhe desnecessário que muitos professores do tema nem conheceriam.

Enfim, alguns exemplos cretinos das duas possibilidades:

Pegue uma pessoa popularmente conhecida por sua cultura e acerte-a com a seguinte pergunta-armadilha: "Qual deus dirigia a carroça do Sol na mitologia grega?". Se a pessoa que você pegou tem realmente algum nível de cultura elevado irá responder Apolo. Pimba, no alvo (sim, a Disney mentiu para você)! Diga para ela que está errada e saliente que sua pergunta é arrepeito da cultura grega, não romana. A pessoa não entenderá onde quer chegar pois geralmente a cultura grega e romana estão associadas em greco-romana. Enfim, meu momento desagradável:

Na cultura grega original a entidade divina responsável por dirigir a tal carroça é Hélios, o deus homenageado pelo famoso Colosso de Rhodes, e não Apolo. Explique que apesar de Apolo representar a luz solar, é Hélios que representava o Sol em si, como deus-sol, por assim dizer. Agora para sagrar-se como cretino, explique de onde vem o erro! O erro está exatamente na associação da cultura grega com a romana. Você sabe que os romanos alteraram o nome dos deuses gregos, correto? Tipo, Zeus para Júpiter, Poseidon para Netuno, Hades para Plutão, Apolo para Febo e Hélios para Apolo! Isso mesmo! O nome "Apolo" foi trocado de deus na mitologia romana! É como se o Zé passasse a se chamar João e o Pedro, então, de João. O nome foi trocado, mas a divindade não. Por mais que Apolo puxe a corraça na mitologia romana, este Apolo não é o deus que você associa com a mitologia grega. Você não sabia disso, aposto. Assim como também não sabia que Aquiles na mitologia original morre com um golpe de lança no cotovelo e nunca foi definido como invulnerável. O "calcanha de Aquiles" surgiu apenas no século I, alterando a lenda grega original.

Fui chato, não? Escrevo pra caramba, eu sei, e fico martelando em temas que não fazem mais diferença hoje em dia, como mitologia grega (mas aposto que se você se achava conhecedor dela não sabia das coisas que falei). Mas, calma, não terminei ainda! Há a outra forma de ser desagradável ainda, a de empurrar um assunto aparentemente comum para uma armadilha desagradávelmente cultural, e sem voltar milhares de anos no passado!

Comece falando de dinheiro de alguma maneira (tema recorrente, ahn?). Enfim, fale alguma coisa de ser rico de repente, loteria, sei lá. Puxe o assunto para valor em ouro, vá para preciosidades como pedras e etc, enfim, chegue no diamante! Daí lance a pergunta malévola do tipo "vocês sabem qual é o material mais duro conhecido, não sabem?". Alguém provavelmente dirá o tido como óbvio: diamante. Errado! Alguém mais avançado poderia dizer o irídio, elemento mais duro conhecido, também errado! Ao material mais duro conhecido é o, se preparem para a palavra que fará as pessoas te acharem desagradável, fulerenooooo (com um 'o' só)! Claro que nenhum ser humado sádio, que não seja químico ou físico experiente, sabe o que diabos é um fulereno maaaas, se você leu até aqui, não é sádio, então vamos continuas. Ninguém entende patavinas por fulereno, então diga inocentemente que é particularmente o fulereno conhecido por tubos de Bucky (buckytubes), ou simplesmente nanotubos de carbono. Por nanotubo de carbono alguém já deve entender. Se você fez colegial deve saber que o diamente é feito de carbono e o que o torna tão forte é o formato da molécula, pois bem, mesmo caso são os fulerenos; também são de carbono, mas combinados em uma molécula MUITO forte (acredita-se a mais forte possível).

Pois bem, você teve a sua dose de cultura inútil de hoje e eu já fui culturalmente desagradável o suficiente em um longo e tedioso texto só. Agora só imaginem tudo isso sendo contado numa mesa de bar para um grupo de pessoas que querem que você, seu jeito desagradável e sua cultura inútil se explodam. Ha, ha, ha, a vida pode ser tão desagradável... PARA OS OUTROS! Claro, e mais divertida para voicê também.

Fulerenos... eu vi isso na tv hoje. Eu mesmo me daria um soco na cara por isso! E essa do Apolo, então... porra, que merda, tipo, foda-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deseja comentar o texto acima? Perfeito! Elogie, concorde comigo ou vá embora.