terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Dinheiro e a Química

Belo dia 20 de agosto em plena aula de química, chamou-me a atenção a semelhança da matéria dada pelo professor, velocidade de reações, e um tema bem mais mundano, o dinheiro. Apesar de ser uma matéria simples, muitos ainda não conseguem entender por falta de visão abstrata. Bem, quando você perceber que os quatro agentes que influenciam na velocidade de uma reação são os mesmos quatro que esvaziam o seu bolso ficará fácil.


1º- Superfície de Contato

Da mesma forma que uma substância dividida em pedaços menores reage mais rápido, assim também é o dinheiro. Por exemplo: quanto dura uma nota de 50 reais e quanto duram cinco notas de 10 reais? A pior coisa que pode acontecer para quem pretende economizar é ter suas notas de maior valor divididas em notas menores. É o início do fim!

Eu posso passar dias, semanas, com uma notinha de cinquenta guardada na carteira sem nunca tocar nela, somente lidando com trocados, mas no maldito dia em que eu usar aquilo para pagar algo e reduzi-la em pequenas cédulas de menor valor... Foi-se! Inexplicavelmente surgirão milhares de situações e necessidades clamando por um real aqui, dois ali, cinco acolá... E quando me der por conta... ACABOU!

Isso tudo, claro, em se tratando de cédulas, não moedas. Se você acha que não conseguiria gastar um milhão de reais e apenas um dia experimente ter um milhão em moedas. Só o que você vai perder caindo do bolso e tento preguiça de se abaixar e pegar será o suficiente para comprar um carro importado.


2º- Natureza dos Reagentes

Na química, quanto maior o número de ligações entre os átomos, mais difícil será a reação. Com o dinheiro isso se traduz na sua ligação com sua proveniência: salário, ganho, economizado, achado, etc. Mas, em relação à química, é inversamente proporcional! Quanto maior a sua ligação com a fonte de renda mais fácil será para o dinheiro desaparecer!
Pense. O quanto dura aquele dinheiro que de vez em quando você ganha de seus pais? Até que rende bem, não? Dá para sair de noite, comprar o que esta faltando, comprar uma bobagenzinha e ainda sobram uns trocados. Mas, agora, quanto dura o salário?! Não dura nada! Você recebe 50 reais de seus pais, mas o seu salário de muitas vezes isso parece que não rende nada! Se você pensar em sair de noite, comprar o que esta faltando, uma bobagenzinha e ainda sobrar troco com o seu salário, esqueça! O que você vai conseguir é uma depressão até o início do próximo mês!

E o dinheiro economizado, então? Dias, semanas e até meses economizando o troco de qualquer coisa para juntar um graninha legal e quando você vai gastar... PUF! Em compensação aquela nota de cinco reais que você achou na sarjeta já está criando mofo na carteira!
Em resumo. Quanto maior o seu apego com o dinheiro, mais fácil ele irá embora.


3º-Temperatura

Este caráter químico a maioria é capaz de assimilar. Quanto mais quente, mais rápida a reação, quanto mais frio, mais lenta. E com o dinheiro? Bem, quanto mais quente, mais rápido é gasto, quanto mais frio, também mais rápido é gasto!

Desista. São nos extremos de temperatura que você mais gasta seus pobres mangos, pilas, contos e semelhantes. Seja no calor com uma gelada ou no frio com um vinho. Seja para encher a cara de sorvete ou para comer um crepe.

No calor você vai querer sair toda noite porque uma temperatura assim nesta hora é convidativa. No frio você não vai querer sair de noite? Claro que não! Mas vai de vez em quando para o shopping! Daí ferrou do mesmo jeito! E além do mais vinho, uísque e conhaque custam muitos mais do que cerveja!

Enquanto no calor você vai gastando pouco, mas continuamente, no frio você gasta muito, mas mais intercaladamente. A solução talvez fosse uma temperatura mais amena, não? Que nada, daí você junta os dois e daí que ferrou de vez!


4º- Catalisador

Provavelmente tanto na química quanto no dinheiro o fator com maior capacidade de acelerar as coisas é o catalisador. Na química o catalisador é uma substância que adicionada a reação faz com que essa aconteça mais rápido, até muito mais rápido. No dinheiro também temos diversos catalisadores que corroem nossos bolso: amigos, namorada, álcool, férias, fim de semana, feriado, etc, etc, etc².

Eu já desisti. Sempre que você está tentando economizar alguma coisa aparece aquele teu amigo corno chamando para ir num lugar que você não estava morrendo de vontade até o convite aparecer. Você está com o bolso pesado da grana e é só sair uma ou duas vezes com seu par que, pronto, tá levinho, levinho. Você decide tomar somente um chope, e lá vem o segundo, então aquela dose cara de uísque e bêbado tudo fica mais barato. Você passou um tempão economizando, poupando, para no primeiro bom fim de semana sumir tudo. E isso tudo com cada um dos muitos possíveis catalisadores agindo individualmente, o que é raríssimo, geralmente eles se somam! Pense nos feriados prolongados em que você sai para tomar umas com os amigos! Haja força de vontade e concentração!


Concluindo

ESTAMOS TODOS FERRADOS!
Ah, qualé? Depois disso tudo não preciso escrever uma conclusão. Isso aqui não é texto de jornal ou vestibular. E de qualquer maneira a conclusão seria só uma forma mais sugestiva de dizer isso, mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deseja comentar o texto acima? Perfeito! Elogie, concorde comigo ou vá embora.